sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sylvia Sempre Surpreendente

Homenageada da Rede Municipal de Ensino, no dia 18 de maio, Sylvia Orthof esteve presente, através de suas histórias, na vida de professores e pequeninos alunos de Duque de Caxias, num encontro batizado de "Sylvia sempre surpreendente", título homônimo da obra de Fanny Abramovich, sobre esta autora.
O encontro teve a participação de alunos da Creche Municipal São Sebatião que, sob a orientação da professora Mirian Aguiar, afagou cada um dos presentes com canções-tema de espetáculos teatrais de Orthof; contação de histórias feitas pelos Implementadores de Leitura que atuam na SME; uma adaptação livre de "A viagem de um barquinho", por alunos de um CAICC; e a uma palestra proferida por Benita Prieto.
Benita, que conviveu com Sylvia, pode nos contar facetas desta escritora intensa, alegre e comprometida com a cultura nacional, de modo animado e fluido. Sylvia, que também foi atriz e diretora teatral, foi apresentada como uma figura humana contagiante e envolvente.

Cerca de 200 professores dinamizadores de leitura e biblioteca da Rede Municipal participaram do encontro que contou com o patrocínio do Livro, Arte e Cia, selando uma parceria há muito tempo desejada.
Na fala da Coordenadora de Ensino, Profa Sônia Pegoral, o retrato de nossos anseios: investir na gerações futuras através de nosso trabalho apaixonado pela leitura e comprometido com a formação de cidadãos plenos através da literatura, para colaborarmos, efetivamente, na construção de um mundo mais generoso.

Árvore, livros e o olhar atento da criança: mistura poética, Orthofiana


Instalações a partir das obras de Sylvia: "Foi o ovo? Uma ova!"



"Ponto de tecer poesia"



"Uxa ora fada, ora bruxa"



A implementadora Ilza Lúcio, a mais antiga integrante da Equipe de Leitura, abrindo a reunião, contando-nos a história deste grupo de trabalho



Parte do auditório, no momento da contação de "A velhota cambalhota"



E mais instalações...



Em primeiro plano Benita Prieto, fotografando tudo e Ana Rita Castilho, implementadora desde meados da década de 90, e que coordenava, na época,
as atividades do antigo projeto Leia Brasil, aqui em Duque de Caxias



A atriz e Implementadora de Leitura Ana Maria Pereira contando,
divertidamente, "A velhota cambalhota"



Felipe Lacerda, chefe da Equipe de Leitura, contou "Um pipi choveu aqui",
com a propridade de quem tem a história tatuada em sua caminhada
como contador de histórias



Mais do que livros e instalações, convites ao mergullho na literatura da surpreendente Sylvia



O coral da Creche São Sebasstião em ação!


O início de "A vigem de um barquinho", com crianças do CAICC