"Orthofiando histórias, tecendo memórias", aí está a Equipe de Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, quando a Ciranda da Palavra ainda era apenas um sonho, no auditório da SME, em fevereiro de 2010.
No segundo dia da Ciranda, Dra. Maria Lilia Simões de Oliveira, a Subsecretaria Adjunta de Planejamento Pedagógico profa Myrian Medeiros e a Mestra em Educação Dolores Coni Campos, ao lado de Bartolomeu Campos Queirós, na ciranda de afetos que os une na construção de uma Educação de qualidade.
A Secretária Municipal de Educação, Profa Maria de Lourdes Tavares Henriques, ao lado do chefe da Equipe de Leitura, Prof. Felipe Lacerda, exaltando o empenho e a dedicação com que ele vem conduzido o trabalho de promoção de leitura em nosso município, em especial na realização da Ciranda da Palavra.
" A Leitura Literária" na oratória terna e fundamentada do escritor que asseverou:
"A primeira tarefa do professor é OUVIR"
À tarde, Bia Bedran, educadora e parceira do Livro, Arte e Cia, em tantos momentos, cantou e contou para alunos da Rede Municpal.
"Olha a Ciranda"!
Na manhã de sexta-feira "Um Brasil de Histórias", na voz de José Mauro Brant
Enquanto na Praça do Pacificador, Amir Haddad, sem outro acordo senão o da sincronicidade, apresentava sua ciranda, numa atividade coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura
À tarde, José Mauro apresentou aos jovens estudantes "Mariana" e "Missa do Galo", no espetáculo "Contando Machado de Assis", que tem a direção de Antonio Gilberto
Nas palavras e agradecimentos de Flávio Bonfim, a "Ciranda" fez seu breve intervalo até a rodada 2011.