terça-feira, 28 de julho de 2009

Palestra na Galeria arte e fato

Aconteceu ontem, na Galeria arte e fato, a palestra "O Poder da visão", proferida por Paullo Ramos, nosso colaborador nos Chás de histórias.

Primeiramente preciso dizer que as palavras de Paullo representam bem suas ações. Desde que o conheci, no espaço anterior à Galeria, o Self, ele vem, não apenas semeando arte em Duque de Caxias, mas também auxiliando a todos que dele se aproximam a buscarem seus próprios canais artíticos. Isso sem contar o fato de apoiar, incansavelmente, a todos os que, de algum modo, produzem cultura em nossa cidade.
Lembro-me de uma manhã, em 1995, quando nos apresentou um gaitista, cedendo alguns minutos do nosso curso de desenho para que o músico se apresentasse e divulgasse suas aulas. O som do blues, misturado às tintas, nunca sairam de minha cabeça. Aliás, naquele dia, durante a música, me senti mesmo em outro lugar.
E não parou nesse profissional. Foram muitos os que conheci durante o curso de artes. Foram, e são, muitos os que Paullo Ramos vem ajudando com sua simplicidade de ação, mas intencionalidade artística e consciência de cidadão que quer uma sociedade melhor, e faz sua parte, da forma como acredita ser o melhor caminho.

Ontem não eram muitos os participante. Mas significativas, muito significativas as presenças. A professora Valéria, que atua na rede municipal de Três Rios e na Rede Estadual, levou mais uma vez um grupo de alunos. E esses alunos, observei bem, assistiram com interesse à exibição dos slides. São terrenos férteis, como esses adolescentes, que asseguram a mudanças positivas em nossa sociedade. Parabéns, Paullo. Parabéns, professora Valéria! Juntos, decerto não modificaremos o mundo, o mundão. Mas, fazendo a nossa parte, e passando adiante o bastão das nossas crenças: na arte, no afeto, na palavra que acrescenta e constrói, teremos feito nossas vidas valerem a pena. Eu acredito desta forma.

Dia 17 de agosto estaremos juntos novamente, para narrar e ouvir histórias. E que outros encontros, com estes ou novos temas se intensifiquem. Que o espaço fique pequeno. Que os sonhos cresçam. Que a realidade vá se construindo de modo cada vez melhor para todos. Não brincando de contentes, como Pollyanas, mas agindo dia-a-dia no direção de nossos objetivos.
Até breve!

Seu Antonio, ao final, fez questão de contar suas canções,
com seu jeito todo especial de nos encantar
No cenário da galeria palavras e cores, sons e formas
em perfeita sintonia, contribuem para o bem estar

A palavra e seu poder de atrair todos os sentidos