domingo, 27 de setembro de 2009

Biblioteca Pública de Jardim Primavera

Foi com grata surpresa que a terceira mesa redonda "A importância do ato de ler", patrocinada pela Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi realizada no dia 16 de setembro, pelo "Livro, Arte e Cia".
Um público basicamente formado de adolescentes, sorveu, com avidez, as experiências e histórias contadas por Nelly Duffles e Ana Maria Pereira, permanecendo na roda de conversa formada, por mais tempo do que o previsto, relatando suas próprias leituras e desejo delas.
Desta vez não contamos com a presença de Dolores Coni Campos, que se encontrava adoentada. No entanto, apesar da saudade de sua presença, a atividade foi, sem dúvidas, surpreendente! E mostrou que, apesar de ter sido pensada para educadores e promotores de leitura "experientes", é uma temática instigante para todos os leitores, desejosos de trocar vivências e ampliar seus horizontes.
Nelly, que estava especialmente iluminada, apresentou Jorge Luís Borges, oferecendo-nos marca páginas com frases do poeta argentino, e propondo que lêssemos e conversássemos sobre elas.
Ana Maria, que inicialmente nos trouxe suas vivências nesta Duque de Caxias de seu nascimento, ao final nos brindou com a leitura de "A Mulher Ramada", de Marina Colassanti, prendendo-nos com sua voz e delicadeza.
Paulo Freire, Proler, histórias pessoais de leitura, teceram uma tarde muito proveitosa, para todos nós.
Agradeço, muitíssimo, a todos os que estiveram presentes, em especial à Marilene, responsável pela Biblioteca Pública de Jardim Primavera, sua equipe e a Tatiana Ribeiro, diretora da Biblioteca Municipal Leonel Brizola. Embora não tenha podido estar presente, ela tem sido nossa parceira, desde quando em 2005, a procuramos para a primeira edição do Projeto "aVentura de ler", quando recebemos, naquele espaço, a escritora Lygia Bojunga, que hoje nos apoia.
E, particularmente, agradeço a secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, senhora Ana Jensen, que cuidou, com especial atenção, do transporte de nossas palestrantes e enviou uma equipe da secretaria para registrar a atividade, mostrando o quanto está atenta às atividades culturais de nosso município.
Mais uma vez, abrimos camihos para novas leituras. Novos alumbramentos.
Nova fotografia desta Duque de Caxias mais leitora!

No início, as palavras de nossa anfitriã, Marilene.


Nelly, Ana Maria, Marilene, Patrícia, Aline, Claudia e eu.
Mulheres tecendo leituras, com os textos do dia-a-dia