quinta-feira, 18 de junho de 2009

III Chá de Histórias

A noite de ontem foi marcada pela proximidade e afeto que as histórias proporcionam.

Durante pouco mais de uma hora e meia, quinze pessoas se reuniram para ouvir e contar histórias, como se o tempo fosse o de outrora, ao redor das fogueiras ou à luz da lua, sob os cuidados de "La que Sabe", a Velha mais velha de todas, como diz Clarissa Pinkóla Éstes, psicanalista e cantadora de histórias.

Estiveram por lá Carlos Drummond de Andrade, Eduardo Galeano, Platão, Lendas, Causos e Cantigas, através das vozes presentes.
A cada histórias contada, a cadeira dourada se revestia de mais força e brilho, e cada ouvinte de mais vontade de ouvir.
A Galeria Arte e Fato abrigou outros sons, outros saberes, que, emoldurados pelos quadros ali expostos, ganharam outras texturas e cores.

Agradecemos a cada um dos participantes, cada contador e ouvinte que se reuniu a nós no III Chá DE Histórias, mas, principalmente ao senhor Antônio, que vindo tempos atrás, lá das Alagoas, nos brindou com um causo cantado num ritmo só dele, e todo nosso, todo brasileiro, todo da criança que guardamos dentro de nós!
Agora, com a possibilidade de nos reunirmos a cada mês naquele mesmo espaço, a convite de Paullo Ramos, teremos certamente a oportunidade de ver crescer este movimento, esta ação integradora que as histórias proporcionam.
O próximo encontro já tem data marcada: 20 de JULHO, Dia do Amigo!
Esperamos por você, no mesmo horário (18 horas) com as suas histórias!
Até breve.

A cadeira do conto e a toalha poética


"Seu" Antonio e seus causos

Paullo Ramos, que nos trouxe o mito da caverna